sexta-feira, 13 de maio de 2011

RELATÓRIO DO V ENCONTRO DO GESTAR II - LP


Município: Betânia do Piauí - PI
Tutora: Rosilene Gomes Freire
Local do encontro: U. E. Municipal Maria Natividade Coelho
Data: 16/04/2011
C/H: 8h

Oficina 06 – Unidade 12 do TP3
Sistematização: A inter-relação entre gêneros e tipos textuais
Objetivos:

Iniciamos a oficina com a retomada dos assuntos trabalhados nas unidades 11 e 12 do TP3. Por conseguinte, apresentamos os slides Gêneros e tipos textuais: considerações necessárias”, Marcuschi teoriza sobre o tema. A turma fez várias colocações sobre as diferenças entre gêneros e tipos textuais. Para dinamizar os estudos, trabalhamos com a “caixa de textos”. Para tanto, dividi a turma e, de acordo com a atividade solicitada, as equipes iam apresentando suas produções. Em seguida, houve a socialização dos relatórios elaborados pelos cursistas. Essa troca de experiências propiciou momentos de reflexões e sugestões sobre os “avançando na prática” realizado em sala de aula. Fizemos uma pausa para o lanche. Posteriormente, dividimos novamente a turma em equipes, desta vez para a leitura e análise do texto “Composição: o salário mínimo”, de Jô Soares. Ao retornar, as equipes discorreram sobre as características do texto e as sequências tipológicas do mesmo. Enquanto uns defendiam que se tratava de uma redação escolar, outros argumentavam que o texto apresentava marcas que o diferenciava de uma produção escolar. O debate foi muito estimulante e os argumentos muito interessantes. Após as apresentações, os cursistas avaliaram a oficina como muito importante porque puderam ampliar seus conhecimentos e enriquecer a prática pedagógica. Uma das cursistas frisou que os alunos têm muitas dificuldades em distinguir as sequências tipológicas. Outros cursistas concordaram com a colega e acrescentaram que muitos têm até medo de produzir um texto. Continuando a avaliação, a turma ressaltou que através do Gestar está sendo possível rever algumas práticas e inovar na sala de aula. Para finalizar, fizemos orientações sobre a Lição de casa e o Avançando na prática para o próximo encontro.   

Oficina de elaboração do Projeto

No segundo momento do encontro, debatemos sobre o projeto. Apresentamos a estrutura que o compõe e discorremos sobre cada uma delas. Orientamos sobre a importância de escolher um tema que contextualizasse a realidade local. Também enfatizamos que seria muito interessante desenvolver um projeto de forma interdisciplinar. Apresentamos alguns possíveis temas e os professores sugeriram vários outros que também poderiam ser explorados. Depois de um amplo debate, os cursistas decidiram que iriam desenvolver o projeto de forma coletiva e interdisciplinar. Encerramos os trabalhos, enfatizando sobre as próximas etapas para a elaboração do referido projeto.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário