segunda-feira, 2 de maio de 2011

RELATÓRIO DO IV ENCONTRO DO GESTAR II - LP

Município: Betânia do Piauí - PI
Tutora: Rosilene G. Freire
Local: U. E. Municipal Maria Natividade Coelho
Data: 09/04/2011
C/H: 8h

OFICINA 05 - TP3

A oficina do Gestar propiciou momentos de reflexão, troca de experiência e sugestões. Os cursistas presentes não tiveram dificuldade alguma em expor seus relatos e interagiram bastante. Alguns escolheram a mesma atividade do “avançando na prática”, mas optaram por metodologias diferentes. Um dos cursistas relatou que escolheu uma turma para desenvolver a atividade “biografia” e devido ao desinteresse dos alunos, pensou em aplicar o exercício em outra sala. Entretanto, ele resolveu encarar essa dificuldade como um desafio e traçou outras estratégias para estimulá-los: levou vários textos, apresentou diversas biografias, instigou os alunos a confeccionarem auto-retratos e, por fim, produzirem suas autobiografias. Outro professor, que também escolheu a biografia, explanou que aplicou o avançando na prática de forma dinâmica. Para tanto, usou um texto do próprio livro didático e uma música de Luiz Gonzaga que retrata bem a cultura local. Então, solicitou que os alunos fizessem pesquisas sobre cada autor, para depois produzirem textos biográficos. Em outro relato, uma cursista comentou com bastante empolgação o sucesso da atividade aplicada com seus alunos. A mesma explorou os aspectos formais da estrutura poética através de uma música e disse que houve muita interação entre eles quanto ao conteúdo informacional e a estrutura formal do texto. Por fim, após os relatos de todos os cursistas, fizemos uma pausa para o lanche. Ao retornarmos, dividi a turma em duplas e solicitei que escolhessem uma das atividades propostas no TP para ser desenvolvido durante o encontro. Em seguida, os grupos apresentaram suas atividades e fizeram sugestões de como aplicá-las em sala de aula. Dando continuidade, os cursistas avaliaram como de grande importância a oficina porque expuseram suas opiniões e trocaram experiências. Enfim, foi um encontro muito estimulante. Finalizamos a oficina orientando quanto ao conteúdo que seria estudando no período da tarde.

AULA EXPOSITIVA - TP4

14:00 – Apresentação de vídeo
14:40 – TP4 - Unidade 13
16:00 -  Lanche
16:15 – TP4 – Unidade 14
17:50 - Orientações para o próximo encontro
18:00 – Encerramento

Conteúdos estudados:

Unidade 13: Leitura, escrita e cultura
Seção 1: O letramento
Seção 2: Letramento e diversidade cultural
Seção 3: Conhecimento prévio e a atividade de leitura e escrita na escola

Unidade 14: O processo da leitura.
Seção 1: Onde está o significado do texto?
Seção 2: Os objetivos de leitura: expectativas e escolhas de texto.
Seção 3: Conhecimentos prévios interferem na produção de significado do texto?


METODOLOGIA:
Para iniciar os trabalhos da tarde, começamos com a apresentação do programa exibido pela TV Senado que trata da influência do “internetês” no uso da nossa língua. Durante o debate sobre a reportagem, uma das cursitas enfatizou que é comum se deparar com palavras abreviadas nas atividades dos alunos, sobretudo nas produções textuais. Os demais professores também relataram suas experiências sobre o assunto. Em seguida, começamos a explanar sobre o processo da leitura. Comecei a exibição de slides sobre o TP4, unidade 13, seções 01 e 02. Em seguida, o professor cursista Clécio exibiu o clip de uma música para enfatizar a importância de explorarmos o conhecimento prévio do nosso alunado e fez suas considerações sobre a seção 03. Para encerrar a unidade 13 do TP4, retomei os aspectos mais importantes sobre leitura, escrita e cultura. Houve uma pausa para o lanche. Continuando o estudo do TP4, agora da unidade 14, a cursista Sandra iniciou a apresentação sobre a seção 01 através de cartazes com o título, os objetivos da seção e os aspectos mais relevantes. Por conseguinte, continuei a apresentação sobre as seções (através de slides). Os cursistas presentes interagiram bastante e expuseram suas opiniões e sugestões de como podemos melhorar a escrita e a leitura dos alunos. Encerrei a aula com as orientações para o próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário