sexta-feira, 13 de maio de 2011

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS CURSISTAS












Unidade Escolar Municipal Miguel Arcanhjo
Localidade: Serra do Inácio
Município: Betânia do Piauí.
Estado: Piauí.
Curso: Gestar II.
Série: 6ª
Professor: Jailson da Cruz Santana.

Metodologia:

1º passo: Escrever a terceira versão da fábula a cigarra e a formiga.

2º passo: Ler juntos.

3º passo: Explicação da fábula,o que uma cigarra faz,o que uma formiga faz.

4º passo: Divisão dos alunos em grupo.

5º passo: Um aluno fez papel de formiga, outro fez o papel de cigarra.

6º passo: Os grupos foram à frente, cantavam, fingiam que dançavam, sorriam... Foi uma diversão para eles.

7º passo: Brincadeiras, sorteios de pirulitos para quem cantava melhor.

8º passo: Liberação dos alunos, eles saíram cantando músicas e batendo palmas.



PLANO DE AULA


Unidade Escolar Municipal Miguel Arcanjo
Série: 8ª Turma: Única Turno: Noite
Disciplina: Língua Portuguesa
Professor (a): Selma Alves Viana


HABILIDADES/OBJETIVOS:

• Refletir sobre a importância da água para a manutenção da vida no planeta.
• Compreender a importância da água para a sobrevivência dos seres humanos e seus cuidados.
• Propiciar discussões acerca dos usos da água e sua consequente escassez.
• Identificar a estrutura de um texto poético (música).
• Discutir e refletir sobre questões propostas.

CONTEÚDO:

Musica; Planeta água, composta por Guilherme Arantes.

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:

- Será distribuída a letra da música para que os alunos possam acompanhar durante a execução.
- Leitura silenciosa da música, identificando algumas características do gênero poético..
- Criar uma campanha de esclarecimento sobre a importância da água.

AVALIAÇÃO:

Será feita a partir de observações da participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas. Deverão refletir sobre a música tema registrando o assunto tratado por escrito e responder as questões acerca da música proposta.


Relatório do Avançando na prática Oficina 1 - Gestar II - TP 3 Pag. 74

• Objetivos

• Propiciar discussões acerca dos usos da água e sua conseqüente escassez e auxiliar os alunos a refletirem sobre este assunto a partir da música “Planeta Água”, composta por Guilherme Arantes.


Escolhi o avançando na prática que trabalha o gênero poético, pois em sala de aula, estava trabalhando com uma música e a música é uma poesia. Desenvolvi a oficina numa turma de 8ª série na E. M. Miguel Arcanjo.  Inicialmente foi proposto aos alunos que sentassem em círculo, na intenção de que se fizesse uma leitura silenciosa da letra da música a ser trabalhada. Foi distribuída a letra da música para cada aluno, para que os alunos pudessem acompanhar durante a execução. No primeiro momento eles foram indagados sobre: o que sabem sobre os problemas que têm sido debatidos na mídia (televisão, jornais, etc) relativos à água em nosso planeta; qual foi a última notícia que ouviram nos noticiários, comercial de televisão ou leram nos jornais, ou mesmo ouviram as pessoas comentando. Foram questionados também sobre as formas que encontramos a água no planeta. Quanto por cento do nosso planeta é coberto por água, uma vez que grande parte da água existente é imprópria para o consumo e a água própria para o consumo no planeta terra é escassa, portanto não pode ser desperdiçada. Por que o autor da música utiliza a expressão "Planeta água" para se referir ao planeta Terra? Sendo que a maior parte do nosso planeta é coberto por água. Se dividirmos a Terra em quatro partes, três serão de água. É por isso que a Terra também é chamada de Planeta Água. A música de Guilherme Arantes “Planeta Água” foi usada como (pré) texto para uma discussão mais aprofundada sobre este tema que é muito relevante. Durante a execução os alunos foram levados a observar as pausas na canção, a melodia dos versos decorrente da sonoridade das palavras, das rimas e da aproximação de palavras com vogais de mesmo timbre, “Água que o sol evapora, pro céu vai embora”, aspectos pertinentes na construção dos sentidos. Levando-nos a uma reflexão sobre a compatibilidade entre oralidade e escrita. Os alunos deveriam refletir sobre a música, definindo o assunto tratado, fazendo um registro por escrito. E ao final foi proposto que usem os conhecimentos adquiridos para criar uma campanha de esclarecimento sobre a importância da água. Os alunos demonstraram interesse. Ficou claro que os alunos receberam bem a atividade desenvolvida, demonstraram entusiasmo a maioria participou nos debates e respondendo a atividade.

Relato de experiência

(1) Como você planejou a atividade?
Escolhi o avançando na prática que trabalha o gênero poético do TP3 pág. 74, elaborei o plano de aula, em seguida apliquei em sala de aula.

(2) Que dificuldades teóricas encontrou?
Procurei revisar antes com os alunos algumas características de um texto poético o plano de expressão, a sonoridade das palavras, as rimas, o aspecto lúdico e estético da linguagem.

(3) Que dificuldades de aplicação encontrou?
Alguns alunos apesar de serem estimulados a participar das discussões não sabiam como se colocar e por isso ficaram inibidos.

(4) Que soluções encontrou para essas dificuldades?
Propiciar esse momento de diálogo antes de começar os trabalhos foi importante para que eles pudessem ativar seus conhecimentos de mundo. Apesar de alguns não ter despertado para essas questões.

(5) A que resultados positivos você e seus alunos chegaram? Sobre os significativos avanços da linguagem atualmente e o quanto é importante planejar e realizar uma prática que se concretize no desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos.

(6) Como você avalia o alcance de seus objetivos?
Foi positivo uma forma de inovação na didática no trabalho com o aluno. Para melhor aplicação dos ensinamentos em sala de aula.


UNIDADE ESCOLAR MARIA NATIVIDADE COELHO
PROFESSOR: CLÉCIO MACEDO REIS
RELATÓRIO DE ATIVIDADE


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