sexta-feira, 13 de maio de 2011

RELATÓRIO DE ALGUMAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS CURSISTAS

Prefeitura Municipal de Betânia do Piauí – PI
Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SEMEC
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II
Tutora de Língua Portuguesa: Rosilene Gomes Freire
Coordenadora Geral: Franciane de Sousa Lima

Relatório Avançando na Prática
Gêneros e Tipos Textuais
TP3 - Unidade 11 e 12

Professora Cursista: Jany Cassilda de Sousa Oliveira
Local: Betânia do Piauí - PI
Instituição: Unidade Escolar Municipal Maria Natividade Coelho
Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: Gênero Textual “RECEITAS”. 
Série/Ano: 6ª Série  (7º Ano)      Turma: “A”     Turno: Matutino
Duração: 02:00 Horas

OBJETIVO GERAL:
Ø  Reconhecer a transposição de um formato de texto para outro.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

Ø  Promover o momento de leitura de receitas culinárias com os alunos, sendo a mediadora na decodificação dos mesmos;
Ø  Levantar discussão acerca das semelhanças e diferença entre os dois textos;
Ø  Desenvolver a criatividade dos alunos;
Ø  Desenvolver a habilidade de produção textual dos alunos utilizando a estrutura composicional de receita;

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
1º momento:
            Inicialmente foi feita uma orientação de como seria a realização do Avançando na Prática enfatizando o gênero textual “RECEITA” para toda a turma.

2º momento:
Foram apresentadas receitas culinárias através do aparelho data-show e distribuídas cópias de várias receitas, onde foi proporcionado para os alunos um momento de leitura e discussão sobre as semelhanças do tema abordado, sendo mediadora na decodificação dos mesmos. Instigando a observarem a estrutura de cada receita.
3º momento:
 Foi proposto aos alunos que se dividissem em grupos com quatro ou cinco componentes cada, para desenvolverem a estrutura composicional de uma receita culinária, escolhendo uma das sugestões proposta no exercício do avançando na prática. “RECEITA PARA UM MUNDO MELHOR, O/A NAMORADO (A) DOS MEUS SONHOS, A ESCOLA IDEAL, UM VERDADEIRO AMIGO ou BOLO DA UNIÃO.
 4º momento:
Foi pedido aos grupos que elegessem um líder para ser o(a) secretário(a) do grupo para redigir e ler a receita elaborada pelo grupo. Os alunos se interagiram mostrando grande  interesse durante as atividades grupais, podendo detectar que os trabalhos realizados pela turma passaram a ser bem desenvolvidos. Os alunos demonstraram  prazer em fazer a leitura, observação e discussão das semelhanças entre os textos.
5º momento:
Os alunos disseram que se sentiram como chefes de cozinha... E riram, as meninas disseram que se sentiram a própria Ana Maria Braga. Eles construíram seus textos a partir de receitas que estão incluídas no seu cotidiano.
Recursos Utilizados:
Ø  Data-show;
Ø  Cópias de receitas;
Ø  Quadro;
Ø  Pincéis

Conclusão:
Pode-se concluir que o objetivo foi alcançado à medida que os alunos souberam “moldar” os recursos dos textos, adequando-os aos seus propósitos, criando-se um elo entre escritor / leitor. Executando as atividades com êxito.

AVANÇADO NA PRÁTICA
TP3 – UNIDADE 11 E 12
GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS

 RELATÓRIO DE AULA MINISTRADA
GÊNERO TEXTUAL “RECEITA”

O avançando na prática de transposição de gêneros textuais foi desenvolvida com os alunos da 6ª série (7º ano) da turma “A” , no turno matutino com objetivo de apresentar gêneros textuais e de reconhecer a transposição de um formato de gênero para outro, enfatizando o gênero “Receita”.
Inicialmente foram apresentadas várias receitas culinárias xerocadas, foram feitas a leituras de algumas, em seguida apresentado para a turma a “Receita Biscoitinhos da Beth” e a “Receita do Bolo da Felicidade” usando o aparelho Data-Show, foram entregues cópias do exercício e pedido que respondessem as questões de interpretações propostas, instiguei-os a observarem a estrutura textual das duas receitas, onde levantaram discussões a cerca das semelhanças das mesmas.
Após a observação e discussão pedi que recriassem receitas a partir da estrutura da receita do bolo da felicidade com títulos livres usando a criatividade do grupo, e logo em seguida pedi aos grupos que fizessem a produção final utilizando a estrutura composicional de receitas utilizando as sugestões propostas no exercício do avançando na prática.
 Depois de feita todas as produções grupais, as mesmas foram compartilhadas com todos  da sala através de roda da leitura. Cada grupo elegeu um membro para representá-los na apresentação de suas produções.
 As apresentações de cada grupo se iniciaram com as leituras e exposições das receitas que os mesmos trouxeram de casa, em seguida com a criação dos grupos com títulos livres e por ultimo a produção final da criação da produção textual com estrutura composicional de uma receita culinária com as sugestões proposta no exercício do avançando na prática com os títulos escolhidas pelos grupos. Seguem em anexos os trabalhos desenvolvidos por todos os grupos em sala.
Algumas produções:


Lição de casa - Unidade 12 do TP3
Curso: Gestar II
Local: Unidade Escolar Municipal MAria Natividade Coelho
Tutora: Rosilene Freire
Professor cursista: Clécio de Macedo Reis
Disciplina: Língua Portuguesa

RELATÓRIO DO AVANÇANDO NA PRÁTICA

Este relatório tem como objetivo descrever as atividades realizadas no avançando na prática que foram desenvolvidas na Unidade Escolar Maria Natividade Coelho, com os alunos da 5ª “C” no turno vespertino, com um total de 32 alunos; com duração de cinco aulas, correspondendo a cinco horas.
Os conteúdos trabalhados foram manuais, regras de jogos e brincadeiras, receitas, bulas de remédios e jogo educativo.
As atividades tinham como objetivo conhecer a estrutura de um texto instrucional, identificando suas características e finalidades.
Os recursos utilizados foram os livros, papel madeira, cartolina, cola, tesoura, régua, pinceis, cópias de textos.
As atividades foram desenvolvidas por etapas, sendo que no primeiro momento fiz várias perguntas sobre textos instrucionais, para identificar o conhecimento prévio dos alunos. Com esse diagnóstico inicial, percebi que alguns discentes, até conheciam ou usam algum texto do tipo injuntivo no seu dia-a-dia; mas sem saber a sua classificação ou finalidade.  Por isso, dando continuidade apresentei um painel com diversos textos aos alunos, e em seguida fizemos uma roda de discussões sobre os mesmos; sendo assim um primeiro passo para que os alunos fossem se familiarizando e compreendendo o objetivo desses textos. Nesse momento ainda, dividi a turma em cinco grupos, e realizei um jogo educativo que tinha como finalidade montar um quebra-cabeça de um manual de televisão; adequando a linguagem não-verbal de acordo com a linguagem verbal. Depois solicitei aos grupos que na próxima aula trouxessem textos instrucionais para o desenvolvimento de outras atividades.
No segundo momento pedi aos grupos que escolhessem um dos textos trazidos por eles. Em seguida entreguei um roteiro de questões para que os mesmos pudessem fazer análises e em seguida os comentários. Depois solicitei aos alunos para responder individualmente um exercício que tinha com objetivo preencher as lacunas de uma receita usando verbos. Nessas atividades já dava para perceber alguns avanços com relação às dificuldades citadas anteriormente. Para fechar esse momento, solicitei que cada grupo escolhesse outro texto e preparasse uma oficina para a próxima aula, demonstrando a utilidade do texto.
O terceiro momento foi iniciado com um sorteio para as apresentações das oficinas; em seguida foram feitas as apresentações conforme a ordem. Após, fiz alguns comentários sobre as oficinas e alguns questionamentos sobre os textos explorados. Todas as atividades foram importantes, mas essa foi marcante! Pois fiquei surpreendido com o empenho e a criatividade dos alunos no desenvolvimento dessa atividade, que pode ser comprovado conforme as fotos em anexo. Depois sugeri que os mesmos grupos confeccionassem um painel com o restante dos textos pesquisado, separando por cada gênero textual. Na busca de fixar melhor o entendimento e alcançar o objetivo proposto; em seguida pedi para cada aluno responder uma atividade complementar sobre textos instrucionais. Para concluir as atividades, solicitei a cada discente a produção de um resumo sobre texto instrucional.
Nessa última atividade, percebi uma dificuldade gritante dos alunos com relação à produção escrita. Pois os mesmos demonstravam oralmente o entendimento relacionado a texto instrucional, mas tinha dificuldade de expor suas idéias por escrito.
Durante o desenvolvimento das atividades, os alunos sempre participavam como também demonstravam interessem. Esse foi um dos motivos que me fizeram sentir motivado para o desenvolvimento das atividades propostas. Só não foi melhor, porque nas últimas aulas faltaram muitos alunos por causa da chuva.
Com isso devemos valorizar e compartilhar essas novas experiências que o curso do GESTAR nos proporciona; contribuindo para o aperfeiçoamento e o crescimento na vida humana e profissional.

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