sexta-feira, 30 de setembro de 2011

RELATÓRIO DE OFICINA

Município: Betânia do Piauí - PI
Tutora: Rosilene G. Freire
Local: U. E. Municipal Maria Natividade Coelho
Data: 28/09/2011
Turno: Manhã
C/H: 4h


OFICINA 01
TP1 - UNIDADE 2

Apresentamos slides com diversos textos dando ênfase às variações linguísticas. Ao tempo que passávamos os slides, os cursistas teciam comentários sobre os assuntos abordados nas unidades 1 e 2 do TP1. Na hora de mostrar a "Lição de casa", os cursistas se mostraram empolgados com os resultados obtidos. Depois exploramos o texto "A outra senhora" de Carlos Drummond de Andrade. Findo a leitura, formou-se grupos para análise do texto. Seguindo as orientações, os grupos escolheram os relatores para apresentarem as suas respostas. Em alguns momentos foi preciso intervir para manter a organização da oficina. Na avaliação, os cursistas pontuaram como muito estimulante e enriquecedora a discussões geradas no decorrer do encontro. Antes de encerrar a oficina, foram expostas as unidades 3 e 4 do TP1.



Município: Betânia do Piauí - PI
Tutora: Rosilene G. Freire
Local: U. E. Municipal Maria Natividade Coelho
Data: 28/09/2011
Turno: Tarde
C/H: 4h

Unidade 3: O texto como centro das experiências no ensino da língua.
Seção 1: Afinal, o que é texto?
Seção 2: Por que trabalhar com textos;
Seção 3: Os pactos de leitura.

Objetivos:
1 – conceituar texto ;
2 – indicar as razões do estudo prioritário de textos no ensino/aprendizagem de línguas;
3 – reconhecer os diferentes pactos de leitura dos textos.

Unidade 4: A intertextualidade.
Seção 1: O diálogo entre textos: a intertextualidade;
Seção 2: As várias formas da intertextualidade;
Seção 3: O ponto de vista.

Objetivos:
1 – identificar os traços da intertextualidade em nossa interação cotidiana;
2 – identificar os vários tipos de intertextualidade;
3 – identificar os pontos de vista nas diversas interações humanas.

Procedimentos metodológicos:

Começamos o encontro com uma indagação: o que é texto? Depois que os cursistas expuseram suas respostas, apresentei alguns slides abordando os principais assuntos das unidades 3 e 4. Os cursistas participaram de atividades individuais e coletivas. Por fim, foi feito um trabalho diferente envolvendo a intertextualidade para dinamizar a relação entre os textos. Encerramos o encontro, sintetizando as unidades que serão estudadas no próximo encontro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário