sexta-feira, 30 de setembro de 2011

RELATÓRIO OFICINA GESTAR II

OFICINA 11
TP6 - UNIDADE 22
08/09/2011 (manhã)
C/H: 4h

Para começarmos a oficina, a cursista Janny fez a leitura de um texto sobre a importância da escrita. Após a leitura, foram feitos comentários a respeito do texto. Debatemos os aspectos relevantes acerca dos conteúdos estudados. Na segunda parte da oficina, os cursistas expuseram seus relatos das atividades aplicadas. Todos fizeram observações e sugeriram outras metodologias para aplicação das atividades. Mais uma vez foi um momento muito produtivo. Continuando a oficina, os cursistas se reuniram para desenvolver a atividade com base no texto de Moacir Scliar. Depois de ler o referido texto, os grupos passaram para o desfecho do mesmo. Cada grupo leu sua produção e descreveu sobre as estratégias e escolhas feitas durante o processo da escrita. Para concluir a atividade, as equipes apresentaram o planejamento para a atividade em sala de aula. Durante a avaliação, os cursistas disseram que foi muito boa sobretudo pela troca de experiências. Para encerrar, expusemos as próximas unidades a serem trabalhadas.

AULA EXPOSITIVA

C/H: 4h
TARDE

Conteúdo estudado:
Unidade 23: O processo de produção textual: revisão e edição
Seção 1: A Revisão
Seção 2: A revisão e edição
Seção 3: Estratégias de revisão e edição
Unidade 24: Literatura para adolescentes
Seção 1: Adolescentes, leitura e professores
Seção 2: A qualidade literária é primordial no livro para adolescentes?
Seção 3: Existem boas formas de explorar a literatura na escola?

Metodologia:
O estudo das unidades 23 e 24 da TP trouxe reflexões sobre o processo de produção textual: revisão e edição no processo ensino – aprendizagem dessas etapas de produção textual. Outro tema muito bem abordado é a literatura para adolescentes. Para dinamizar o estudo das unidades, os próprios cursistas expuseram os principais aspectos das seções. Passaram, então, para a realização de algumas atividades propostas no TP6. Em seguida, socializaram suas atividades, sugeriram estratégias de revisão e edição do texto, indicaram livros para serem trabalhados em sala de aula e debateram sobre a necessidade de se repensar a prática e romper com alguns paradigmas. Antes do encerramento do encontro, retomamos os projetos. Ficou decidido que a "Gincana Cultural - Gestando uma alimentação saudável" será realizada no mês de novembro e que o projeto de leitura será desenvolvido ainda neste ano e durante todo o ano de 2012, pois os cursistas concluíram que os resultados são a longo prazo. Por fim, frisamos os conteúdos para o próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário