sexta-feira, 30 de setembro de 2011

RELATÓRIO DE ENCONTRO DO GESTAR

Município: Betânia do Piauí - PI
Tutora: Rosilene G. Freire
Local: U. E. Municipal Maria Natividade Coelho
Data: 21/09/2011
Turno: manhã
C/H: 4h



OFICINA 12
TP6 - UNIDADE 24


 
               Como a sugestão de trabalho com os TP's foi diferenciada, a oficina 12 não encerra nosso curso. Por este motivo, discutimos as unidades 23 e 24 do TP6. Durante o debate, os cursistas relataram estratégias para despertar o interesse dos alunos pelo ato de ler. Novamente os professores falaram sobre a necessidade de se desenvolver um projeto voltado exclusivamente para a leitura. O cursista Clécio discorreu sobre o projeto "Ler, compreender e escrever" que desenvolve com seus alunos. Segundo o professor, uma vez por semana ele leva os seus alunos para a biblioteca municipal. Depois do relato, os cursistas apresentaram as atividades aplicadas. Como de costume, foi um momento rico em aprendizagem. Passamos para a terceira parte da oficina onde foram expostas as obras literárias trazidas pelos curistas. Foram feitas muitas colocações e sugestões metodológicas. A oficina foi avaliada positivamente. Finalizamos o encontro, abordando as unidades 1 e 2 do TP 1.

Município: Betânia do Piauí - PI
Tutora: Rosilene G. Freire
Local: U. E. Municipal Maria Natividade Coelho
Data: 21/09/2011
Turno: Tarde
C/H: 4h

Unidade 1: Variantes linguísticas: dialetos e registros.
Seção 1: As Inter-relações entre Língua e Cultura;
Seção 2: Os dialetos do Português;
Seção 3: Os registros do Português.

Objetivos:
1 - relacionar língua e cultura;
2 - identificar os principais dialetos do Português;
3 - identificar os principais registros do Português.

Unidade 2: Variantes linguísticas: desfazendo equívocos.
Seção 1: A norma culta;
Seção 2: O texto literário;
Seção 3: Modalidades da língua.

Objetivos:
1- caracterizar a norma culta;
2- caracterizar a linguagem literária;
3- caracterizar a língua oral e a língua escrita.

Metodologia:
Exibimos o documentário da TV Senado sobre a língua portuguesa. Debatemos sobre o vídeo. Em seguida, exploramos a unidades 1 e 2 do TP1. Os cursistas fizeram a leitura de alguns textos e responderam as atividades propostas. Dando continuidade, cada cursista falou sobre as variantes linguísiticas. Posteriormente, os cursistas confeccionaram cartazes destacando o que são variantes linguísticas. Para encerrar, enfatizamos os assuntos que serão trabalhados no encontro seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário