sábado, 30 de julho de 2011

RELATÓRIO DO XIV ENCONTRO - LP

Município: Betânia do Piauí - PI
Tutora: Rosilene G. Freire
Local: U. E. Municipal Maria Natividade Coelho
Data: 29/06/2011
Turno: Manhã
C/H: 4h

Conteúdos estudados:
TP5
Unidade 17: Estilística
Seção 1: A noção de estilo e o objetivo da Estilística
Seção 2: A Estilística do som e da palavra
Seção 3: A Estilística da frase e da enunciação

Objetivos:
1- compreender a noção de estilo no domínio da linguagem e o objetivo da Estilística;
2- reconhecer alguns recursos expressivos ligados ao som e à palavra;
3- relacionar os discursos direto, indireto e indireto livre a alguns recursos expressivos da frase e da enunciação.

Metodologia:
Começamos o encontro com uma leitura reflexiva. Posteriormente, debatemos sobre o que é “estilística” e qual a diferença entre “estilo e variante linguística”. Em seguida, apresentamos slides sobre a unidade 17 do TP5. Debatemos cada seção e os cursistas responderam as atividades 1, 5, 8 e 11. Foi um encontro muito interativo e produtivo. Encerramos os trabalhos fazendo um breve relato sobre a unidade que seria estudada posteriormente.

Recursos:
Caderno de Teoria e Prática - TP5
AAA5
Datashow

Bibliografia:
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Atividades de Apoio à aprendizagem 5 - AAA5: estilo, coerência e coesão (Versão do Professor). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
126 p.: il.

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 5 - TP5: estilo, coerência e coesão. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
260 p.: il.

1. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. 2. Língua Portuguesa. 3. Formação de Professores.
I. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário