sábado, 11 de junho de 2011

Relatório do VIII Encontro do Gestar II - LP

Município: Betânia do Piauí - PI
Tutora: Rosilene G. Freire
Local: U. E. Municipal Maria Natividade Coelho
Data: 14/05/2011
Turno: Tarde
C/H: 4h

Aula expositiva

Unidade 16: A produção textual - Crenças, teorias e fazeres
Seção 1: Escrita, crenças e teorias
Seção 2: O ensino da escrita como prática comunicativa
Seção 3: A escrita e seu desenvolvimento comunicativo

Objetivos:
1. Identificar crenças e teorias que subjazem às práticas de ensino da escrita;
2. Relacionar as práticas comunicativas com o desenvolvimento e o ensino da escrita como processo;
3. Identificar dimensões das situações sociocomunicativas que auxiliam no planejamento e na avaliação de atividades de escrita.

Metodologia:
Iniciamos o estudo da Unidade 16 do TP4 com a leitura e o debate dos textos “Eu é que pergunto pra caneta” (Gabriel o Pensador) e “A mão do poeta” (Leo Cunha). Por conseguinte, fizemos uma leitura reflexiva sobre o texto “A redação e o dicionário”, de Lygia Bojunga Nunes. Passamos a explorar o ensino da escrita como prática comunicativa na Seção 2 da Unidade 16. Os cursistas responderam a Atividade 6 da referida seção e socializaram suas respostas. Fizemos uma pausa para o lanche. Dando continuidade aos trabalhos, exploramos a Seção 3 com o estudo sobre a escrita e seu desenvolvimento comunicativo. Dividimos a turma em duplas para a resolução e socialização das Atividades 7 e 8. Finalizamos a aula com as orientações sobre a Lição de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário