Município: Betânia do Piauí - PI
Tutora: Rosilene G. Freire
Local: U. E. Municipal Maria Natividade Coelho
Data: 31/03/2011
C/H: 4h
Programação:
8:00 - Mensagem de acolhida (vídeo);
8:10 - TP3: Unidade 11 - Tipos textuais;
9:20 - Atividades;
9:45 - Lanche;
10:00 - TP3 - Unidade 12: a inter-relação entre gêneros e tipos textuais;
11:20 - Atividades;
11:40 - Início do TP4 e divisão de conteúdos para apresentação de seminários;
12:00 - Encerramento.
Conteúdos estudados (TP3)
Unidade 11 - Tipos textuais:
Seção 1 - Sequências tipológicas: descrição e narração;
Seção 2 - Sequências tipológicas: os tipos injuntivo e preditivo;
Seção 3 - Seqüências tipológicas: o tipo dissertativo.
Objetivos da Unidade:
1- Caracterizar sequências tipológicas narrativas e descritivas;
2- Caracterizar sequências tipológicas injuntivas e preditivas;
3- Caracterizar sequências tipológicas expositivas e argumentativas como dois aspectos do tipo dissertativo.
Unidade 12 - A inter-relação entre gêneros e tipos textuais:
Seção 1 - Gêneros textuais e sequências tipológicas;
Seção 2 - Sequências tipológicas em gêneros textuais;
Seção 3 - A intertextualidade entre gêneros textuais.
Objetivos da Unidade:
1- Relacionar sequências tipológicas à classificação de gêneros;
2- Analisar sequências tipológicas em gêneros textuais;
3- Reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para outro.
Metodologia:
Iniciamos a aula apresentando um vídeo. Em seguida, passamos a apresentar (através de slides) a Unidade 11 do TP3. Para encerrar a unidade, os cursistas responderam as atividades das páginas 111 e 122 do TP em estudo. Em seguida, fizemos uma pausa para o lanche. Por conseguinte, começamos a explanar a Unidade 12 do TP3 e os cursistam responderam as atividades das páginas 147 e 152. Dando continuidade, iniciei o TP4 fazendo as considerações mais importantes para a próxima aula. Em seguida fiz a divisão dos conteúdos para apresentação de seminário no próximo encontro.
Recursos utilizados:
Datashow
TP3
TP4
AAA3
Bibliografia:
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 3 - TP3: gêneros e tipos textuais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.196 p.: il.
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 4 - TP4: leitura e processos de escrita I. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. 222 p.: il.
1. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. 2. Língua Portuguesa. 3. Formação de Professores. I. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.
CDU 371.13
Nenhum comentário:
Postar um comentário