Município: Betânia do Piauí - PI
Tutora: Rosilene G. Freire
Local: U. E. Municipal Maria Natividade Coelho
Data: 04/03/2011
C/H: 4h
C/H: 4h
Programação:
8:00 - Mensagem de acolhida (Educação do olhar - Rubem Alves);
8:10 - TP3: Unidade 9 - Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado;
9:30 - Atividade;
9:55 - Lanche;
10:10 - Apresentação do vídeo "Chico no shopping";
10:20 - TP3 - Unidade 10: Trabalhando com gêneros textuais;
11:40 - Orientações para o próximo encontro;
12:00 - Encerramento.
Conteúdo estudado (TP3)
3- Identificar características que levam à classificação de um gênero textual.
Unidade 10 - Trabalhando com gêneros textuais:
2- Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem;
3- Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: o cordel.
Metodologia:
Unidade 9 - Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado:
Seção 1: O conhecimento intuitivo de gêneros;
Seção 2: Gêneros textuais e competência sociocomunicativa;
Seção 3: Classificando gêneros textuais.
Objetivos da Unidade:
1- Identificar as diferenças e semelhanças na organização dos textos utilizados em diversos contextos de uso linguístico;
2- Relacionar gêneros textuais e competência sociocomunicativa;3- Identificar características que levam à classificação de um gênero textual.
Unidade 10 - Trabalhando com gêneros textuais:
Seção 1: Gênero literário e não-literário;
Seção 2: O gênero poético;
Seção 3: Uma subclassificação do gênero poético: o cordel.
Objetivos da Unidade:
1- Distinguir as características de gênero literário e de gênero não-literário;2- Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem;
3- Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: o cordel.
Metodologia:
Iniciamos a aula com uma mensagem. Em seguida, passamos a apresentar (através de slides) a Unidade 09 do TP3. Para fechar a unidade 09, foi aplicada a atividade 07 (pág. 30) do TP3. Para dinamizar o tempo, a atividade foi feita em duplas. Por conseguinte, houve uma pausa para o lanche. No retorno, foi exibido o filme "Chico no shopping" para descontrair e discutir o que havia de semelhante com a nossa realidade. Passamos para o estudo da Unidade 10. Encerramos o encontro com as orientações sobre a "Lição de casa" e a aplicação do "Avançando na prática".
Recursos utilizados:
Datashow
TP3
AAA3
Caixa de som
Bibliografia:
Recursos utilizados:
Datashow
TP3
AAA3
Caixa de som
Bibliografia:
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 3 - TP3: gêneros e tipos textuais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.196 p.: il.
1. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. 2. Língua Portuguesa. 3. Formação de Professores. I. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.
CDU 371.13
1. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. 2. Língua Portuguesa. 3. Formação de Professores. I. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.
CDU 371.13
Nenhum comentário:
Postar um comentário