sábado, 12 de março de 2011

Relatório do II encontro do Gestar II - LP

Município: Betânia do Piauí - PI
Tutora: Rosilene G. Freire
Local: U. E. Municipal Maria Natividade Coelho
Data: 04/03/2011
C/H: 4h 

Programação:
8:00 - Mensagem de acolhida (Educação do olhar - Rubem Alves);
8:10 - TP3: Unidade 9 - Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado;
9:30 - Atividade;
9:55 - Lanche;
10:10 - Apresentação do vídeo "Chico no shopping";
10:20 - TP3 - Unidade 10: Trabalhando com gêneros textuais;
11:40 - Orientações para o próximo encontro;
12:00 - Encerramento.

Conteúdo estudado (TP3)

Unidade 9 - Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado:
Seção 1: O conhecimento intuitivo de gêneros;
Seção 2: Gêneros textuais e competência sociocomunicativa;
Seção 3: Classificando gêneros textuais.

Objetivos da Unidade:
1- Identificar as diferenças e semelhanças na organização dos textos utilizados em diversos contextos de uso linguístico;
2- Relacionar gêneros textuais e competência sociocomunicativa;
3- Identificar características que levam à classificação de um gênero textual.

Unidade 10  -  Trabalhando com gêneros textuais:
Seção 1: Gênero literário e não-literário;
Seção 2: O gênero poético;
Seção 3: Uma subclassificação do gênero poético: o cordel.

Objetivos da Unidade:
1- Distinguir as características de gênero literário e de gênero não-literário;
2- Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem;
3- Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: o cordel.

Metodologia:
Iniciamos a aula com uma mensagem. Em seguida, passamos a apresentar (através de slides) a Unidade 09 do TP3. Para fechar a unidade 09, foi aplicada a atividade 07 (pág. 30) do TP3. Para dinamizar o tempo, a atividade foi feita em duplas. Por conseguinte, houve uma pausa para o lanche. No retorno, foi exibido o filme "Chico no shopping" para descontrair e discutir o que havia de semelhante com a nossa realidade. Passamos para o estudo da Unidade 10. Encerramos o encontro com as orientações sobre a "Lição de casa" e a aplicação do "Avançando na prática".

Recursos utilizados:
Datashow
TP3
AAA3
Caixa de som

Bibliografia:
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 3 - TP3: gêneros e tipos textuais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.196 p.: il.

1. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. 2. Língua Portuguesa. 3. Formação de Professores. I. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.
CDU 371.13

Nenhum comentário:

Postar um comentário