sexta-feira, 30 de setembro de 2011

RELATÓRIO DE OFICINA

Município: Betânia do Piauí - PI
Tutora: Rosilene G. Freire
Local: U. E. Municipal Maria Natividade Coelho
Data: 28/09/2011
Turno: Manhã
C/H: 4h


OFICINA 01
TP1 - UNIDADE 2

Apresentamos slides com diversos textos dando ênfase às variações linguísticas. Ao tempo que passávamos os slides, os cursistas teciam comentários sobre os assuntos abordados nas unidades 1 e 2 do TP1. Na hora de mostrar a "Lição de casa", os cursistas se mostraram empolgados com os resultados obtidos. Depois exploramos o texto "A outra senhora" de Carlos Drummond de Andrade. Findo a leitura, formou-se grupos para análise do texto. Seguindo as orientações, os grupos escolheram os relatores para apresentarem as suas respostas. Em alguns momentos foi preciso intervir para manter a organização da oficina. Na avaliação, os cursistas pontuaram como muito estimulante e enriquecedora a discussões geradas no decorrer do encontro. Antes de encerrar a oficina, foram expostas as unidades 3 e 4 do TP1.



Município: Betânia do Piauí - PI
Tutora: Rosilene G. Freire
Local: U. E. Municipal Maria Natividade Coelho
Data: 28/09/2011
Turno: Tarde
C/H: 4h

Unidade 3: O texto como centro das experiências no ensino da língua.
Seção 1: Afinal, o que é texto?
Seção 2: Por que trabalhar com textos;
Seção 3: Os pactos de leitura.

Objetivos:
1 – conceituar texto ;
2 – indicar as razões do estudo prioritário de textos no ensino/aprendizagem de línguas;
3 – reconhecer os diferentes pactos de leitura dos textos.

Unidade 4: A intertextualidade.
Seção 1: O diálogo entre textos: a intertextualidade;
Seção 2: As várias formas da intertextualidade;
Seção 3: O ponto de vista.

Objetivos:
1 – identificar os traços da intertextualidade em nossa interação cotidiana;
2 – identificar os vários tipos de intertextualidade;
3 – identificar os pontos de vista nas diversas interações humanas.

Procedimentos metodológicos:

Começamos o encontro com uma indagação: o que é texto? Depois que os cursistas expuseram suas respostas, apresentei alguns slides abordando os principais assuntos das unidades 3 e 4. Os cursistas participaram de atividades individuais e coletivas. Por fim, foi feito um trabalho diferente envolvendo a intertextualidade para dinamizar a relação entre os textos. Encerramos o encontro, sintetizando as unidades que serão estudadas no próximo encontro.


RELATÓRIO DE ENCONTRO DO GESTAR

Município: Betânia do Piauí - PI
Tutora: Rosilene G. Freire
Local: U. E. Municipal Maria Natividade Coelho
Data: 21/09/2011
Turno: manhã
C/H: 4h



OFICINA 12
TP6 - UNIDADE 24


 
               Como a sugestão de trabalho com os TP's foi diferenciada, a oficina 12 não encerra nosso curso. Por este motivo, discutimos as unidades 23 e 24 do TP6. Durante o debate, os cursistas relataram estratégias para despertar o interesse dos alunos pelo ato de ler. Novamente os professores falaram sobre a necessidade de se desenvolver um projeto voltado exclusivamente para a leitura. O cursista Clécio discorreu sobre o projeto "Ler, compreender e escrever" que desenvolve com seus alunos. Segundo o professor, uma vez por semana ele leva os seus alunos para a biblioteca municipal. Depois do relato, os cursistas apresentaram as atividades aplicadas. Como de costume, foi um momento rico em aprendizagem. Passamos para a terceira parte da oficina onde foram expostas as obras literárias trazidas pelos curistas. Foram feitas muitas colocações e sugestões metodológicas. A oficina foi avaliada positivamente. Finalizamos o encontro, abordando as unidades 1 e 2 do TP 1.

Município: Betânia do Piauí - PI
Tutora: Rosilene G. Freire
Local: U. E. Municipal Maria Natividade Coelho
Data: 21/09/2011
Turno: Tarde
C/H: 4h

Unidade 1: Variantes linguísticas: dialetos e registros.
Seção 1: As Inter-relações entre Língua e Cultura;
Seção 2: Os dialetos do Português;
Seção 3: Os registros do Português.

Objetivos:
1 - relacionar língua e cultura;
2 - identificar os principais dialetos do Português;
3 - identificar os principais registros do Português.

Unidade 2: Variantes linguísticas: desfazendo equívocos.
Seção 1: A norma culta;
Seção 2: O texto literário;
Seção 3: Modalidades da língua.

Objetivos:
1- caracterizar a norma culta;
2- caracterizar a linguagem literária;
3- caracterizar a língua oral e a língua escrita.

Metodologia:
Exibimos o documentário da TV Senado sobre a língua portuguesa. Debatemos sobre o vídeo. Em seguida, exploramos a unidades 1 e 2 do TP1. Os cursistas fizeram a leitura de alguns textos e responderam as atividades propostas. Dando continuidade, cada cursista falou sobre as variantes linguísiticas. Posteriormente, os cursistas confeccionaram cartazes destacando o que são variantes linguísticas. Para encerrar, enfatizamos os assuntos que serão trabalhados no encontro seguinte.

RELATÓRIO OFICINA GESTAR II

OFICINA 11
TP6 - UNIDADE 22
08/09/2011 (manhã)
C/H: 4h

Para começarmos a oficina, a cursista Janny fez a leitura de um texto sobre a importância da escrita. Após a leitura, foram feitos comentários a respeito do texto. Debatemos os aspectos relevantes acerca dos conteúdos estudados. Na segunda parte da oficina, os cursistas expuseram seus relatos das atividades aplicadas. Todos fizeram observações e sugeriram outras metodologias para aplicação das atividades. Mais uma vez foi um momento muito produtivo. Continuando a oficina, os cursistas se reuniram para desenvolver a atividade com base no texto de Moacir Scliar. Depois de ler o referido texto, os grupos passaram para o desfecho do mesmo. Cada grupo leu sua produção e descreveu sobre as estratégias e escolhas feitas durante o processo da escrita. Para concluir a atividade, as equipes apresentaram o planejamento para a atividade em sala de aula. Durante a avaliação, os cursistas disseram que foi muito boa sobretudo pela troca de experiências. Para encerrar, expusemos as próximas unidades a serem trabalhadas.

AULA EXPOSITIVA

C/H: 4h
TARDE

Conteúdo estudado:
Unidade 23: O processo de produção textual: revisão e edição
Seção 1: A Revisão
Seção 2: A revisão e edição
Seção 3: Estratégias de revisão e edição
Unidade 24: Literatura para adolescentes
Seção 1: Adolescentes, leitura e professores
Seção 2: A qualidade literária é primordial no livro para adolescentes?
Seção 3: Existem boas formas de explorar a literatura na escola?

Metodologia:
O estudo das unidades 23 e 24 da TP trouxe reflexões sobre o processo de produção textual: revisão e edição no processo ensino – aprendizagem dessas etapas de produção textual. Outro tema muito bem abordado é a literatura para adolescentes. Para dinamizar o estudo das unidades, os próprios cursistas expuseram os principais aspectos das seções. Passaram, então, para a realização de algumas atividades propostas no TP6. Em seguida, socializaram suas atividades, sugeriram estratégias de revisão e edição do texto, indicaram livros para serem trabalhados em sala de aula e debateram sobre a necessidade de se repensar a prática e romper com alguns paradigmas. Antes do encerramento do encontro, retomamos os projetos. Ficou decidido que a "Gincana Cultural - Gestando uma alimentação saudável" será realizada no mês de novembro e que o projeto de leitura será desenvolvido ainda neste ano e durante todo o ano de 2012, pois os cursistas concluíram que os resultados são a longo prazo. Por fim, frisamos os conteúdos para o próximo encontro.