"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina
sábado, 11 de junho de 2011
Relatório do X Encontro do Gestar II - LP
Município: Betânia do Piauí - PI
Tutora: Rosilene G. Freire
Local: U. E. Municipal Maria Natividade Coelho
Data: 28/05/2011
Turno: Tarde
C/H: 4h
Oficina 08 - Unidade 16 do TP4
Objetivo:
• Desenvolver uma sequência de aulas utilizando elementos do processo de produção textual.
Metodologia:
Tutora Rosilene |
Relatório do IX Encontro do Gestar II - LP
Município: Betânia do Piauí - PI
Tutora: Rosilene G. Freire
Local: U. E. Municipal Maria Natividade Coelho
Data: 28/05/2011
Turno: Manhã
C/H: 4h
Aula expositiva
TP4 – AAA4
Objetivos:
• Produzir atividades de preparação da escrita considerando a cultura local, regional e nacional como contexto das produções orais e escritas;
• Compreender o texto a partir de indícios de leitura;
• Ler para aprender;
• Perceber a escrita como prática comunicativa.
Metodologia:
Tutora: Rosilene G. Freire
Local: U. E. Municipal Maria Natividade Coelho
Data: 28/05/2011
Turno: Manhã
C/H: 4h
Aula expositiva
TP4 – AAA4
Objetivos:
• Produzir atividades de preparação da escrita considerando a cultura local, regional e nacional como contexto das produções orais e escritas;
• Compreender o texto a partir de indícios de leitura;
• Ler para aprender;
• Perceber a escrita como prática comunicativa.
Metodologia:
O encontro teve início com a leitura de um texto reflexivo. Por conseguinte, relembramos os principais assuntos estudados no TP4. Em seguida, passamos a trabalhar com o caderno de Atividades de Apoio à Aprendizagem 4 – Versão do Professor. Em seguida, os cursistas exploraram a Aula 8 – O que dizem os rótulos?, página 34 do referido caderno. Durante a apresentação dos seus trabalhos, eles expuseram suas opiniões sobre a atividade e apresentaram sugestões de como aplicá-la. Posteriormente, a turma foi dividida em grupos. Cada grupo ficou responsável pela criação e apresentação de um anúncio com base na Aula 3 – Seguindo as pistas do texto (página 55 do AAA4). Fizemos uma pausa para o lanche. Continuamos a aula com a aplicação da aula 07 – Brincando de quebra-cabeça (pág. 97). Após o debate sobre a atividade proposta, os cursistas desenvolveram a aula 4 – Causos coletivos (pág. 119). Finalizamos o encontro solicitando aos cursistas que tragam textos diversos para a montagem da Caixa de Linguagem na próxima aula expositiva.
Relatório do VIII Encontro do Gestar II - LP
Município: Betânia do Piauí - PI
Tutora: Rosilene G. Freire
Local: U. E. Municipal Maria Natividade Coelho
Data: 14/05/2011
Turno: Tarde
C/H: 4h
Aula expositiva
Unidade 16: A produção textual - Crenças, teorias e fazeres
Seção 1: Escrita, crenças e teorias
Seção 2: O ensino da escrita como prática comunicativa
Seção 3: A escrita e seu desenvolvimento comunicativo
Objetivos:
1. Identificar crenças e teorias que subjazem às práticas de ensino da escrita;
2. Relacionar as práticas comunicativas com o desenvolvimento e o ensino da escrita como processo;
3. Identificar dimensões das situações sociocomunicativas que auxiliam no planejamento e na avaliação de atividades de escrita.
Metodologia:
Tutora: Rosilene G. Freire
Local: U. E. Municipal Maria Natividade Coelho
Data: 14/05/2011
Turno: Tarde
C/H: 4h
Aula expositiva
Unidade 16: A produção textual - Crenças, teorias e fazeres
Seção 1: Escrita, crenças e teorias
Seção 2: O ensino da escrita como prática comunicativa
Seção 3: A escrita e seu desenvolvimento comunicativo
Objetivos:
1. Identificar crenças e teorias que subjazem às práticas de ensino da escrita;
2. Relacionar as práticas comunicativas com o desenvolvimento e o ensino da escrita como processo;
3. Identificar dimensões das situações sociocomunicativas que auxiliam no planejamento e na avaliação de atividades de escrita.
Metodologia:
Iniciamos o estudo da Unidade 16 do TP4 com a leitura e o debate dos textos “Eu é que pergunto pra caneta” (Gabriel o Pensador) e “A mão do poeta” (Leo Cunha). Por conseguinte, fizemos uma leitura reflexiva sobre o texto “A redação e o dicionário”, de Lygia Bojunga Nunes. Passamos a explorar o ensino da escrita como prática comunicativa na Seção 2 da Unidade 16. Os cursistas responderam a Atividade 6 da referida seção e socializaram suas respostas. Fizemos uma pausa para o lanche. Dando continuidade aos trabalhos, exploramos a Seção 3 com o estudo sobre a escrita e seu desenvolvimento comunicativo. Dividimos a turma em duplas para a resolução e socialização das Atividades 7 e 8. Finalizamos a aula com as orientações sobre a Lição de casa.
Relatório do VII Encontro do Gestar II - LP
Município: Betânia do Piauí - PI
Tutora: Rosilene G. Freire
Local: U. E. Municipal Maria Natividade Coelho
Data: 14/05/2011
Turno: Manhã
C/H: 4h
Unidade 15: Mergulho no texto
Seção 1: Por que e para que perguntar;
Seção 2: Como chegar à estrutura do texto;
Seção 3: Quando queremos aprender.
Objetivos:
1- conhecer as várias funções e formas das perguntas, na ajuda à leitura do aluno;
2- utilizar procedimentos que levem à determinação da estrutura do texto;
3- utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender.
Tutora: Rosilene G. Freire
Local: U. E. Municipal Maria Natividade Coelho
Data: 14/05/2011
Turno: Manhã
C/H: 4h
Unidade 15: Mergulho no texto
Seção 1: Por que e para que perguntar;
Seção 2: Como chegar à estrutura do texto;
Seção 3: Quando queremos aprender.
Objetivos:
1- conhecer as várias funções e formas das perguntas, na ajuda à leitura do aluno;
2- utilizar procedimentos que levem à determinação da estrutura do texto;
3- utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender.
Metodologia:
O encontro teve início com uma mensagem de otimismo. Posteriormente, começamos a apresentação da unidade 15 do TP4 através de slides. Lemos e debatemos o texto “Admirável mundo louco”, da escritora Ruth Rocha. Depois passamos a explanar sobre como chegar à estrutura do texto. Os cursistas responderam as atividades 07 e 08 da Seção 2. Fizemos uma pausa para o lanche e ao retornar debatemos sobre a resolução das atividades propostas. Continuamos o estudo da unidade com a exposição e aplicação da atividade 09 da Seção 2, tendo como base o texto Camping. Em seguida, dividimos a turma em grupos para a realização da atividade 11 da seção 3. Após a socialização da atividade, fizemos as considerações sobre o “Ampliando as nossas referências”. Por fim, a aula foi avaliada como produtiva e interativa.
quinta-feira, 9 de junho de 2011
TRABALHO REALIZADO PELOS ALUNOS DA 8ªSÉRIE/9º ANO DA U. E. M. JOÃO RAMOS
Os alunos da 8ª Série/9º Ano da U. E. M. João Ramos fizeram uma belíssima apresentação sobre o tema Água: fonte de vida. Sob a orientação da cursista de Língua Portuguesa, Professora Sandra, os alunos confeccionaram cartazes, panfletos e apresentaram duas coreografias. A primeira dança teve como base a música "Planeta água" de Guilherme Arantes. Já para a segunda apresentação, foi escolhido o "Xote ecológico" de Luiz Gonzaga. A professora Sandra disse que o tema foi trabalhado de forma interdisciplinar e que ficou muito satisfeita com o desempenho dos alunos. Foi realmente um excelente trabalho.
Confira algumas fotos:
Professora Sandra (Cursista de Língua Portuguesa) |
Professora Josa (Cursista de Matemática) |
Diretor Luís Pedro |
Assinar:
Postagens (Atom)