1. APRESENTAÇÃO
O GESTAR II é um programa de formação continuada para os professores, que atua no Ensino Fundamental Maior, com vista ao aperfeiçoamento profissional e a melhoria da qualidade do ensino ofertado aos nossos alunos. O mesmo requer envolvimento de vários segmentos e instituições envolvidas, desenvolvendo atribuições que lhes são conferidas, através de um planejamento sistemático.
Desta forma, o presente plano apresenta o planejamento das ações a serem desenvolvidas, pela tutora da área de Matemática do GESTAR II, no município de Betânia do Piauí –PI. Com a previsão de execução no período de dezembro de 2010 a outubro de 2011.
O plano busca alinhamento com a proposta do programa, visando uma execução satisfatória, quanto aos objetivos propostos.
2. OBJETIVOS
* Gerais
Viabilizar, orientar e acompanhar a execução do GESTAR II, na área de matemática, no município de Betânia do Piauí, realizando as ações presenciais do programa, orientando e avaliando os professores cursistas, garantindo a coerência do programa, articulando a adequação criativa em cada etapa de implementação do mesmo. Contribuindo, assim na formação continuada do professor de matemática e consequentemente na melhoria do processo ensino aprendizagem do município.
* Específicos
· Promover a divulgação do Programa GESTAR II no município de Betânia do Piauí, buscando apoio para a sua execução de forma satisfatória
· Realizar o planejamento e a execução dos encontros presenciais
· Realizar o acompanhamento e orientar a prática pedagógica do professor
· Acompanhar e orientar o estudo individual do professor, a ação do coordenador da escola ao acompanhar a prática pedagógico do professor
· Avaliar o desenvolvimento do professor, analisando indicadores de desempenho e registrando o seu progresso
· Manter o coordenador do programa atualizado, apresentando relatórios e resultados das avaliações
· Listar as dificuldades e demandas mais coerentes na implantação do programa nas escolas e sugerir medidas de correção.
3. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS | ||
MÊS | ATIVIDADE | LOCAL |
Dezembro | * Elaboração do plano de trabalho * Apresentação do GESTAR II ao secretário municipal e a sua equipe * Apresentação do GESTAR II a equipe responsável pelo acompanhamento do PAR | Secretaria Municipal de Educação CRAS |
Janeiro | * Estudo individual do material de ensino | Residência |
Fevereiro | * Encontro de apresentação do GESTAR II no município * Cadastro dos professores cursistas * Apresentação do material – TPs, AAAs, Caderno do Formador e Guia Geral do GESTAR II, aos professores cursistas * Discussão do Projeto * Planejamento para a aplicação da avaliação diagnóstica, de entrada, dos alunos. * Planejamento das oficinas 1 e 2 | As atividades Como sessão coletivas e plantão pedagógico, acontecerão na Unidade Escolar Maria Natividade Coelho |
Março | * Execução da Sessão Coletiva 1 * Elaboração do relatório das atividades desenvolvidas no GESTAR II, referente aos meses anteriores * Execução da Sessão Coletiva 2 * Estudos individuais dos materiais de ensino * Orientação quanto a elaboração dos projetos * Análise das produções dos professores cursistas e atribuição de conceitos * Plantão pedagógico * Acompanhamento Pedagógico das atividades desenvolvidas em sala | As atividades Como sessão coletivas e plantão pedagógico, acontecerão na Unidade Escolar Maria Natividade Coelho, bem como o acompanhamento pedagógico |
Abril | * Elaboração do relatório das atividades desenvolvidas no GESTAR II, referente ao mês anterior * Orientação quanto a elaboração dos projetos * Acompanhamento pedagógico * Plantão Pedagógico * Planejamento e execução da Sessão Coletiva 3 * Planejamento e execução da Sessão Coletiva 4 * Análise das produções dos professores cursistas e atribuição de conceitos | As atividades Como sessão coletivas e plantão pedagógico, acontecerão na Unidade Escolar Maria Natividade Coelho, o acompanhamento pedagógico se dará na U.E. João Ramos na comunidade Emparedada |
Maio | * Elaboração do relatório das atividades desenvolvidas no GESTAR II, referente ao mês imediatamente anterior * Planejamento e execução da Sessão Coletiva 5 * Planejamento e execução da Sessão Coletiva 6 * Orientação quanto a elaboração dos projetos * Plantão pedagógico * Acompanhamento Pedagógico * Análise das produções dos professores cursistas e atribuição de conceitos | As atividades Como sessão coletivas e plantão pedagógico, acontecerão na Unidade Escolar Maria Natividade Coelho, o acompanhamento pedagógico se dará na U.E. Miguel Arcanjo na Serra do Inácio |
Junho | * Elaboração do relatório das atividades desenvolvidas no GESTAR II, referente ao mês imediatamente anterior * Planejamento e execução da Sessão Coletiva 7 * Planejamento e execução da Sessão Coletiva 8 * Orientação quanto à revisão final dos projetos * Plantão pedagógico * Acompanhamento Pedagógico * Análise das produções dos professores cursistas e atribuição de conceitos | As atividades Como sessão coletivas e plantão pedagógico, acontecerão na Unidade Escolar Maria Natividade Coelho, o acompanhamento pedagógico se dará na U.E. do Mulungú |
Julho | * Elaboração do relatório das atividades desenvolvidas no GESTAR II, referente ao mês imediatamente anterior * Planejamento e execução da Sessão Coletiva 9 * Acompanhamento das apresentações dos projetos * Acompanhamento Planejamento para a aplicação do Projeto nas escolas * Análise das produções dos professores cursistas e atribuição de conceitos | As atividades Como sessão coletivas e plantão pedagógico, acontecerão na Unidade Escolar Maria Natividade Coelho |
Agosto | * Elaboração do relatório das atividades desenvolvidas no GESTAR II, referente ao mês imediatamente anterior * Planejamento e execução da Sessão Coletiva 10 * Planejamento e execução da Sessão Coletiva 11 * Plantão pedagógico * Acompanhamento da execução dos projetos nas escolas * Acompanhamento Pedagógico * Análise das produções dos professores cursistas e atribuição de conceitos | As atividades Como sessão coletivas e plantão pedagógico, acontecerão na Unidade Escolar Maria Natividade Coelho, bem como o acompanhamento pedagógico |
Setembro | * Elaboração do relatório das atividades desenvolvidas no GESTAR II, referente ao mês imediatamente anterior * Planejamento e execução da Sessão Coletiva 12 * Execução da sessão coletiva 13 para avaliação do GERTAR II, no município * Plantão pedagógico * Acompanhamento Pedagógico * Orientação quanto a aplicação dos projetos * Análise das produções dos professores cursistas e atribuição de conceitos | As atividades Como sessão coletivas e plantão pedagógico, acontecerão na Unidade Escolar Maria Natividade Coelho, bem como o acompanhamento pedagógico |
Outubro | * Elaboração do relatório das atividades desenvolvidas no GESTAR II, referente ao mês imediatamente anterior e do mês em curso * Execução da sessão coletiva 14 para relatos e apresentação dos resultados dos projetos * Planejamento para a aplicação da avaliação de saída dos alunos * Análise das produções dos professores cursistas e atribuição de conceitos | As atividades Como sessão coletivas e plantão pedagógico, acontecerão na Unidade Escolar Maria Natividade Coelho |
4. METODOLOGIA
Com vistas ao cumprimento das ações planejadas, o estudo individual será feito, com realização de fichamentos, através do material de ensino do programa e outros, quando se fizer necessário, tendo em vista o domínio de toda estrutura do programa , com vista ao acompanhamento e orientação, ao professor cursistas.
O acompanhamento pedagógico acontecerá semanalmente, com visitas as escolas envolvidas no programa, sendo que a cada semana uma escola será assistida. O mesmo será agendado com o professor para que seja elaborado uma ficha de acompanhamento de acordo com as atividades desenvolvidas.
Será disponibilizado semanalmente um momento para o plantão pedagógico, para esclarecimentos e orientação dos professores cursistas. Na sede do município na Unidade Escolar Maria Natividade Coelho. O mesmo pode-se da também, no momento de visitas ás escolas.
As sessões coletivas acontecerão num período quinzenal, a cada mês serão realizadas duas oficinas. Na sede do município, na Unidade Escolar Maria Natividade Coelho. Será realizado o planejamento, providenciados os recursos de acordo com cada oficina, com as especificidades de cada momento.
Buscar-se-á o apoio de toda comunidade escolar, com vistas ao envolvimento dos mesmo, quando se fizer necessário, uma vez que em todo processo educativo se faz necessário uma ação conjunta, para obtenção de resultados positivos.
5. JUSTIFICATIVA
Os resultados educacionais a nível nacional e especificamente a nível do nosso município apresenta uma estatística nada satisfatória, no que diz respeito a rendimentos , evasão e reprovação de alunos . Sabe-se que a disciplina de matemática se apresenta como responsável por boa parte desses índices, os alunos desistem por dificuldades ou terminam sendo reprovados por não conseguir êxito nos seus rendimentos. É muito comum ouvir dos alunos depoimentos que revelam aversão a essa área do conhecimento.
Sendo um desafio proposto ao professor de matemática contribuir na reversão desse quadro, sendo ele o principal ator no campo educacional. Se fazendo, portanto, necessário a sua valorização, que perpassa pela sua formação continuada, necessária para a sua atualização profissional, subsidiando ao mesmo, condições de melhorar a sua prática pedagógica. O que refletirá nos avanços concernentes a aprendizagem do aluno.
Desta forma, o programa GESTAR II se apresenta como um programa de formação continuada para os professores de Matemática das Séries Finais do Ensino Fundamental Maior, como um recurso de grande importância, uma vez que aparece em um cenário de necessidade em que as expectativas são satisfatórias para avanços significativos, tanto na execução do programa, como nos resultados educacionais.
Se fazendo necessário, um plano de ação articulado com a proposta do programa, uma vez que o formador (tutor) municipal estará diretamente, responsável pelas ações a serem desenvolvidas no município para uma execução favorável com os objetivos do programa. Assim, sendo, disponho empenho e dedicação para a viabilização deste empreendimento e cumprimento deste, plano de trabalho.
6. AVALIAÇÃO
A avaliação da aprendizagem, fundamentada em princípios sóciointeracionista, compreende o educando como um ser em constante processo de construção e transformação. Portanto a avaliação constitui-se como um instrumento pedagógico não apenas para mensurar, de modo imediatista, o conhecimento adquirido pelo aluno, mas para fazê-lo desenvolver em sua dimensão cognitiva, implicando também antever o desenvolvimento educativo do aluno em dois processos articulados e indissociáveis: diagnosticar e intervir. (REFERENCIAL ..., 2006, p.33).
Nessa perspectiva a Avaliação será efetivada, baseando-se nos resultados obtidos pelos alunos nas avaliações internas e externas, na prática pedagógica do professor de matemática, no gerenciamento educacional da escola, bem como o respaldado no meu desempenho como formador do Gestar II. E através dos resultados fazer intervenções que dê efetividade ao propósito do Programa.
Os critérios utilizados serão:
- verificar a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos na Formação Continuada;
- observação da prática pedagógica,
- efetividade e aplicabilidade do Referencial Curricular do Gestar II;
- comprometimento e cumprimento das atividades propostas pelo formador e programa Gestar II;
- na participação nos encontros presenciais;
- nas avaliações de entrada e saída;
- no planejamento e execução dos projetos.
7. REFERENCIAIS
* Material de ensino e orientação do GESTAR II
Atenciosamente,
EDINÁRIA COELHO RODRIGUES
TUTORA DE MATEMÁTICA
FRANCIANE DE SOUSA LIMA
COORDENADORA