sábado, 12 de março de 2011

Gestar II - Programa Gestão da Aprendizagem Escolar

O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar oferece formação continuada em língua portuguesa e matemática aos professores dos anos finais (do sexto ao nono ano) do ensino fundamental em exercício nas escolas públicas. A formação possui carga horária de 300 horas, sendo 120 horas presenciais e 180 horas a distância (estudos individuais) para cada área temática. O programa inclui discussões sobre questões prático-teóricas e busca contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor em sala de aula.

Fonte: Portal do MEC

Relatório do II encontro do Gestar II - LP

Município: Betânia do Piauí - PI
Tutora: Rosilene G. Freire
Local: U. E. Municipal Maria Natividade Coelho
Data: 04/03/2011
C/H: 4h 

Programação:
8:00 - Mensagem de acolhida (Educação do olhar - Rubem Alves);
8:10 - TP3: Unidade 9 - Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado;
9:30 - Atividade;
9:55 - Lanche;
10:10 - Apresentação do vídeo "Chico no shopping";
10:20 - TP3 - Unidade 10: Trabalhando com gêneros textuais;
11:40 - Orientações para o próximo encontro;
12:00 - Encerramento.

Conteúdo estudado (TP3)

Unidade 9 - Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado:
Seção 1: O conhecimento intuitivo de gêneros;
Seção 2: Gêneros textuais e competência sociocomunicativa;
Seção 3: Classificando gêneros textuais.

Objetivos da Unidade:
1- Identificar as diferenças e semelhanças na organização dos textos utilizados em diversos contextos de uso linguístico;
2- Relacionar gêneros textuais e competência sociocomunicativa;
3- Identificar características que levam à classificação de um gênero textual.

Unidade 10  -  Trabalhando com gêneros textuais:
Seção 1: Gênero literário e não-literário;
Seção 2: O gênero poético;
Seção 3: Uma subclassificação do gênero poético: o cordel.

Objetivos da Unidade:
1- Distinguir as características de gênero literário e de gênero não-literário;
2- Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem;
3- Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: o cordel.

Metodologia:
Iniciamos a aula com uma mensagem. Em seguida, passamos a apresentar (através de slides) a Unidade 09 do TP3. Para fechar a unidade 09, foi aplicada a atividade 07 (pág. 30) do TP3. Para dinamizar o tempo, a atividade foi feita em duplas. Por conseguinte, houve uma pausa para o lanche. No retorno, foi exibido o filme "Chico no shopping" para descontrair e discutir o que havia de semelhante com a nossa realidade. Passamos para o estudo da Unidade 10. Encerramos o encontro com as orientações sobre a "Lição de casa" e a aplicação do "Avançando na prática".

Recursos utilizados:
Datashow
TP3
AAA3
Caixa de som

Bibliografia:
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 3 - TP3: gêneros e tipos textuais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.196 p.: il.

1. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. 2. Língua Portuguesa. 3. Formação de Professores. I. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.
CDU 371.13

Relatório do I encontro do Gestar II - Língua Portuguesa

Município: Betânia do Piauí - PI
Tutora: Rosilene Gomes Freire
Local: U. E. M. Maria Natividade Coelho
Data: 26/02/2011
C/H: 4h

Programação da aula inaugural:
8:00 - Acolhida;
8:20 - Questões administrativas;
8:45 - Entrega do material do Gestar;
9:00 - Apresentação do Guia Geral(slides);
10:10 - Lanche;
10:30 - Orientação sobre a elaboração do projeto;
11:30 - Apresentação e orientação sobre as unidades que serão estudadas no 2º encontro;
12:00 - encerramento.

Metodologia:
Inicialmente fizemos a acolhida dos professores. Depois passamos para as questões administrativas e a entrega do material para cada cursista. Dando continuidade, foi feita a apresentação e discussão do Guia Geral. Fizemos um intervalo para o lanche e retornamos com orientações sobre o projeto. Finalizamos a aula com a apresentação e orientação sobre o TP3 e as unidades que deveriam ser estudadas para o próximo encontro.

Recursos utilizados:
Datashow
Material do Gestar

Bibliografia:
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Guia Geral. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. 76 p.: il.

1. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. 2. Língua Portuguesa. 3. Formação de Professores. I. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.
CDU 371.13

Apresentação do Gestar II - Programa Gestão da Aprendizagem Escolar

Foi realizada no dia 11 de fevereiro, às 14h, no CRAS, a apresentação do programa GESTAR II. O encontro teve início com a exibição do vídeo "Saber e Sabor". Em seguida, as tutoras Edinária e Rosilene apresentaram - através de slides - informações referentes ao programa. Para finalizar, foi entregue a cada professor cursista um CD com todo o material do Gestar. Confira algumas fotos:
Tutora Rosilene - Língua Portuguesa
Tutora Edinária - Matemática
Tutora Rosilene e a cursista Sandrinha
Cursista Pedro
Cursista Jailson
Cursista Janny
Tutora Edinária e a cursista Mariana
Cursista Maria
Cursista Josa
Edinária, Franciane e Rosilene

Abertura da Semana Pedagógica

No dia 14 de fevereiro de 2011 teve início a Semana Pedagógica no município de Betânia do Piauí. A abertura do evento foi realizada no CRAS e contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Josivaldo Rocha, dos diretores, coordenadores, professores, secretários e outros. Na oportunidade, o secretário Josivaldo apresentou a lotação dos professores e explanou pontos importantes do Regimento Interno. Confira algumas fotos do evento:

Josivaldo Rocha, Secretário Municipal de Educação.


quinta-feira, 10 de março de 2011

Plano de Trabalho do Gestar II - Língua Portuguesa

1. JUSTIFICATIVA
O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar) é uma importante ferramenta destinada à formação continuada dos professores de Língua Portuguesa e Matemática de 5ª a 8ª série (6º ao 9º ano), desenvolvido na modalidade semipresencial, cujo objetivo é a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem.
No desenvolvimento do projeto no âmbito municipal, o formador/tutor é o representante do Gestar II. É imprescindível que o mesmo conheça todo o material do programa e elabore seu plano de trabalho para nortear as suas ações.
2. OBJETIVOS

2.1. Geral
·      Planejar, executar e acompanhar a realização do GESTAR II de Língua Portuguesa no município de Betânia do Piauí.
2.2. Específicos

·      Fazer estudo de todo o material do Gestar II;
·      Promover a divulgação do Programa Gestar II, buscando apoio para a sua implantação de forma satisfatória;
·      Realizar o planejamento e a execução dos encontros presenciais;
·      Realizar o acompanhamento e orientar a prática pedagógica do professor;
·      Avaliar o desenvolvimento do professor, analisando indicadores de desempenho e registrando o seu progresso;
·      Manter o coordenador do programa atualizado, apresentando relatórios e resultados das avaliações;
·      Acompanhar o desempenho dos alunos durante a implementação do programa;
·      Participar dos encontros presenciais com os formadores;
·      Orientar a elaboração e acompanhar o desenvolvimento do projeto nas escolas;
·      Criar um Portfólio (blog) para divulgar as ações do Gestar II no município;
·      Manter o Portfólio atualizado;
·      Listar as dificuldades e demandas mais coerentes na implantação do programa nas escolas e sugerir medidas de correção.

3. METODOLOGIA
            O programa será desenvolvido tendo como base o material do Gestar II, cuja metodologia será aplicada de forma a contribuir para a melhoria do processo de ensino- aprendizagem através de aulas expositivas, dinâmicas, oficinas, seminários, palestras, leitura programada, estudo dirigido, entre outros.

4. AVALIAÇÃO
            No processo avaliativo será observada a efetiva execução das atividades pedagógicas recomendadas no programa, à realização e entrega das atividades “Lição de Casa” ou “Socializando o seu Conhecimento” dentro do prazo previsto, o desenvolvimento das atividades propostas na sala de aula, a realização do projeto, o compromisso de adequar o planejamento de ensino com base nas diretrizes do programa e a participação nas atividades presenciais, seminários e oficinas coletivas. 

5. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES


MÊS
ATIVIDADES
LOCAL



Dezembro




*  Estudo do material do Gestar II;
*  Apresentação do Gestar II ao Secretário Municipal de Educação e sua equipe;
*  Reunião com a equipe responsável pelo PAR sobre as ações do Gestar II no município.


Secretaria Municipal de Educação

CRAS
Janeiro


*  Estudo individual do material de ensino;
* Elaboração do plano de trabalho/cronograma. 


Residência
Fevereiro


*  Envio do plano de trabalho;
*  Encontro de apresentação do Gestar II no município;
*  Cadastro dos professores cursistas;
*  Apresentação do Guia Geral aos professores cursistas;
*  Criação do Portfólio para divulgação das ações do Gestar II desenvolvidas no município;
*  Discussão do Projeto;
*  Planejamento e aplicação da avaliação diagnóstica de entrada dos alunos.

As atividades coletivas e o plantão pedagógico acontecerão na Unidade Escolar Maria Natividade Coelho.
Março


*  Aulas expositivas das unidades 09, 10, 11 e 12;
*  Execução da Oficina 05; 
*  Fazer exercícios e atividades propostos nas unidades;
*  Elaboração do relatório das atividades  desenvolvidas;
*  Estudos individuais dos materiais do Gestar II;
*  Atualizar o blog com informações sobre o desenvolvimento do programa;
*  Orientação quanto à elaboração dos projetos;
*  Análise das produções dos professores cursistas e atribuição de conceitos;  
*  Plantão pedagógico;
*  Acompanhamento Pedagógico das atividades desenvolvidas em sala.


As atividades coletivas e o plantão pedagógico acontecerão na Unidade Escolar Maria Natividade Coelho. O acompanhamento pedagógico será feito na referida unidade escolar.
Abril

*  Elaboração do relatório das atividades desenvolvidas no Gestar II, referente ao mês anterior;
*  Planejamento e execução das unidades 13 e 14;
*  Planejamento e execução das Oficinas 06 e 07;
*  Orientação quanto ao desenvolvimento do projeto;
*  Plantão pedagógico;
*  Acompanhamento pedagógico;
*  Análise das produções dos professores cursistas e atribuição de conceitos. 

As atividades coletivas e o plantão pedagógico acontecerão na Unidade Escolar Maria Natividade Coelho. O acompanhamento pedagógico será na U. E. João Ramos (comunidade Emparedada).
Maio

*  Aula expositiva das unidades 15, 16, 17 e 18;
*  Execução da Oficina 08;
*  Fazer exercícios e atividades propostas nas unidades;
*  Elaboração do relatório das atividades desenvolvidas;
*  Manter o blog atualizado;
*  Orientação quanto ao desenvolvimento do projeto;
* Plantão pedagógico;
*  Acompanhamento Pedagógico;
*  Análise das produções dos professores cursistas e atribuição de conceitos.  


As atividades coletivas e o plantão pedagógico acontecerão na Unidade Escolar Maria Natividade Coelho. O acompanhamento pedagógico será na U.E. Miguel Arcanjo (Serra do Inácio).
Junho

*  Elaboração do relatório das atividades  desenvolvidas no Gestar II, referente ao mês anterior;
* Planejamento e execução das unidades 19 e 20;
*  Planejamento e execução das Oficinas 09 e 10;
*  Editar informações no blog;
*  Orientação quanto à revisão final dos projetos;
*  Plantão pedagógico;
*  Acompanhamento Pedagógico;
* Análise das produções dos professores cursistas e atribuição de conceitos.   


As atividades coletivas e o plantão pedagógico acontecerão na Unidade Escolar Maria Natividade Coelho. O acompanhamento pedagógico será na U.E. do Mulungu.

Julho

*  Aula expositiva das unidades 21, 22, 23 e 04;
*  Execução da Oficina 02;
* Orientação quanto à aplicação do projeto nas escolas.
*  Atualizar o blog;
*  Elaboração do relatório das atividades executadas;
*  Plantão pedagógico;
*  Análise das produções dos professores cursistas e atribuição de conceitos.  


As atividades coletivas,  o plantão e o acompanhamento pedagógico  acontecerão na Unidade Escolar Maria Natividade Coelho.
Agosto

*  Elaboração do relatório das atividades desenvolvidas no Gestar II, referente ao mês imediatamente anterior;
*  Planejamento e execução das unidades 03 e 08;
*  Planejamento e execução das Oficinas 02 e 04;
*  Registrar dados informativos no blog;
*  Plantão pedagógico;
*  Acompanhamento da execução dos projetos nas escolas;
*  Acompanhamento Pedagógico;
*  Análise das produções dos professores cursistas e atribuição de conceitos.  


As sessões coletivas e o plantão pedagógico acontecerão na Unidade Escolar Maria Natividade Coelho. O acompanhamento pedagógico será realizado na U. E. Miguel Arcanjo.
Setembro

*  Aula expositiva das unidades 01, 02, 
05 e 06;
*  Execução das Oficinas 01 e 03;
*  Elaboração do relatório das atividades executadas;
* Editar o blog;
*  Plantão pedagógico;
*  Acompanhamento pedagógico;
*  Acompanhamento quanto à execução do projeto nas escolas;
*  Análise das produções dos professores cursistas e atribuição de conceitos.  


Os encontros presenciais e o plantão pedagógico acontecerão na Unidade Escolar Maria Natividade Coelho. O acompanhamento pedagógico será na U. E. do Mulungu.
Outubro

*  Elaboração do relatório das atividades desenvolvidas no Gestar II.
*  Planejamento e execução da Oficina 12;
*  Planejamento e execução das unidades 07 e 24;
*  Acompanhamento da execução do projeto;
*  Planejamento e aplicação da avaliação de saída dos alunos;
*  Atualizar o blog;
*  Análise das produções dos professores cursistas e atribuição de conceitos.  


As atividades coletivas e o plantão pedagógico acontecerão na Unidade Escolar Maria Natividade Coelho, bem como o acompanhamento pedagógico.
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Guia Geral. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. 2. Língua Portuguesa. 3. Formação de Professores. I. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.